Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MARÉ ALTA

porque a liberdade está a passar por aqui

HTML tutorial

Um Recibo verde Não pode ficar doente.

Sabem a grande diferença entre um recibo verde e empresário unipessoal e um trabalhador com contrato por conta de outrem? Saúde. Este é o principal pesadelo de quem trabalha por sua conta, por quem exerce profissões liberais. A saúde é o VALOR inquestionável nos tempos que correm. Ficar doente, um ou dos nossos ficar doente, é uma angustia e preocupação sejamos trabalhadores independentes ou não. Mas, e bem, enquanto um trabalhador por conta de outrem tem direito a subsidio por doença ou assistência à família, o profissional liberal não dispõe de qualquer destes direitos. E chamo-lhe direitos e não regalias, como algumas pessoas lhes gostam de chamar, porque se o Estado serve para alguma coisa e, na minha opinião, serve para regular muita e muita coisa, nestes momentos a importância do Estado e da luta pelos direitos sociais de tantos e tantas faz-se sentir na pele a na alma de quem atravessa problemas de saúde.

Quando lançámos a nossa petição, muitos nos questionaram e questionam, se o valor de 8 euros por hora não é demasiado elevado. Primeiro, não podemos comparar quem aufere o salário mínimo nacional com os trabalhadores independentes porque os segundos não têm horário de trabalho (tanto podem trabalhar 6 horas num mês como 70), mas porque os segundos precisam de poupar para dias de chuva porque aqui, o Estado falha redondamente no seu papel de para raios e coriscos, chuvas e trovoadas.

Por isso, peço a todos que assinem esta petição. Porque a Esquerda Parlamentar só concebe os recibos verdes enquanto falsos recibos verdes, deixando de fora das suas preocupações 750 mil portugueses. E a direita acredita que todos nasceram ricos e em berço de ouro ou são empreendedores bem sucedidos que não passam nem nunca passarão por dias de chuva. Ou, se tudo correr mal, um amigo arranjará para o camarada emprego como professor universitário numa instituição do Estado, claro está.

 

https://livrept.net/peticao-retribuicao-horaria-minima-garantida