Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MARÉ ALTA

porque a liberdade está a passar por aqui

HTML tutorial

País pequeno? Não, Mentalidade Pequena.

 

 

Não sei exatamente quando aconteceu, mas Portugal encolheu e não foi na sua dimensão, foi na sua mentalidade.

Para dizer a verdade sou capaz até de fazer ideia em que momento essa ideia de dimensão reduzida se plantou: foi no momento em que deixamos de ser colonizadores, e depois disto, uma quantidade imensa de erros de projeção para o futuro.

 

 

 

Só pode porque se olharmos para a contemporaneidade, a Europa sofreu duas grandes guerras e recuperou. Espanha, aqui ao lado, ainda no meu tempo útil de vida íamos comprar caramelos a meia dúzia de pesetas e jogar numa slot machine nos cafés porque a peseta tinha menos valor que o escudo.  

Hoje dificilmente as pessoas pensam nisso.

Insistimos em ir nas carruagens de trás quando podíamos ir na frente sem grandes preocupações já que tivemos o privilegio de ficar no extremo da Europa, longe de conflitos e com estabilidade por centenas de anos.

Dirá alguém que conheço que a nossa dimensão mental está associada à religião. Bom, mas não pode ser só isso. Espanha e Itália sofreram e sofrem do mesmo mal e deram a volta por cima.

 

Não fazemos mais, mesmo os que querem, porque a iniciativa que vá para lá do café da esquina, é bloqueada pela banca, pela burocracia ou por alguém que quer tomar de assalto essa iniciativa.

Ainda ontem me falavam de alguém que pediu uma licença para abrir um negocio dentro da legalidade e, entretanto, já passaram 9 anos. Se fosse o Belmiro, 9 dias já eram demais. E historias destas conheço aos montes. Então e a licença que teimava em não sair da Camara, mas como o dono conhecia um juiz, amigo do vereador, lá se conseguiu a aprovação?

Malandro… meteu uma cunha! Bom, mas um sujeito aluga um espaço, equipa-o e espera começar a trabalhar. Ou começa de modo ilegal, como muitos, ou espera meses pela legalidade, e, entretanto, a pagar os custos. Que farias tu?

 

Mas a dimensão mental vê-se noutras coisas como é o caso das noticias. Cristiano Ronaldo apareceu na varanda da sua casa. Noticia CM. Mourinho chegou ao aeroporto da Portela, interrompe-se a emissão e Santana Lopes sente-se ultrajado (e com razão), hoje a noticia de abertura na Antena 1 reportava a um acidente com uma lancha da GNR que bateu numa rocha. Não, ninguém morreu ou ficou ferido. Não, não foi hoje, foi há dois meses. DOIS MESES!

E mesmo assim foram chatear o comandante da GNR para saber detalhes. Qualquer dia vão fazer uma reportagem porque a viatura da PSP teve um furo.

 

Mas vamos a factos:

Existem 193 países no mundo.

Em termos de território, Portugal encontra-se em 112º, em 13º da União Europeia a 28.

Áustria, Irlanda, holanda, Dinamarca, Bélgica ou Luxemburgo, ficam atrás de nós,

Em termos de população, estamos em 79º a nível mundial, em 9º na União Europeia, à frente de países como Grécia, Bélgica, Luxemburgo, Finlândia, Dinamarca ou Áustria.

No que toca ao PIB, estamos em 51º a nível mundial ou em 13º na União Europeia.

 

Bom, olhando para estes dados, não temos razões para insistir em dizer que somos pequenos porque em termos de território somos um país médio e no resto, estamos acima da média mundial, na média da União Europeia.

 

Não há duvida que com outra mentalidade poderíamos estar bem melhor. Com uma mentalidade focada no futuro, empreendedora, inovadora e sobretudo menos corrupta, estaríamos nos tops dos indicies mundiais. Mas mesmo com todos os nossos defeitos e virtudes, a única coisa pequena é o modo como olhamos para nós próprios.

 

Deixo uma tabela com idicadores acima referidos