Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MARÉ ALTA

porque a liberdade está a passar por aqui

HTML tutorial

O Professor Xerife

 

No mítico filme ‘2001 Odisseia no Espaço’ há uma igualmente mítica cena em que o nosso ancestral descobre a capacidade de usar ferramentas e em consequência, descobre que pode usar ferramentas para matar, para trazer a si mais poder face aos outros. E mata e todos os outros aprendem que usando ‘ferramentas’, podem igualmente matar.

 

Quando olhamos para o nosso mundo, o que nos é contemporâneo, podemos observar países em guerra, altamente militarizados, países que atravessam um período de paz, em que há muitas armas, mas estão paradas, países que atravessam um período de conflito, onde há poucas armas, mas que são muito usadas, e países de paz duradoura.

 

Nestes últimos, temos países onde o culto da arma está mais presente e outros onde está mais ausente.

Podemos comparar os EE.UU. com a EU e sabendo do numero de armas civis per capita perceber onde é que se morre mais por morte violenta.

 

Esta semana, mais um tiroteio numa escola nos EE.UU. e imagine-se, não era um terrorista, antes pelo contrário. ANTES PELO CONTRÁRIO!

Donald Trump, aquele que diz que tem um Quociente Intelectual acima… muito acima da média, saca da cartola mais uma das suas maravilhosas ideias.

Ora se nas escolas anda a aparecer malta aos tiros, o problema não é que toda a gente esteja armada, o problema é precisamente a falta de armas onde é preciso.

 

Onde?

No bolso do professor.

Portanto agora o professor vai de xerife para a escola.

Há uma frase popular que diz que o problema não está nas armas, mas nas pessoas que as empunham. É bem verdade, mas as pessoas não posso eliminar da equação.

 

Na UE temos problemas? Claro que temos. Mas o Trump não é um deles.