Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MARÉ ALTA

porque a liberdade está a passar por aqui

Maré Alta

IMG_20150902_105106[1].jpg

O mar respira. Expira com a baixa-mar; inspira com a maré alta. É precisamente esse o objectivo deste blogue: inspirar. Em primeiro lugar, todos e todas que colaboram no mesmo. Depois, aqueles e aquelas que partilham dos nossos pontos de vista. Por último, quem, alienado do activismo e sem opinião formada, encontrar aqui um porto de abrigo e uma resposta para a inquietação que os domina.

Com efeito, uma corrente de pensamento de esquerda une as autoras e autores deste blogue. Coincidentes em muitas matérias, divergentes noutras. É isto a esquerda. A noção de que todos somos diferentes, mas a convicção de que é dialogando e discutindo que construímos as pontes para as futuras utopias. E desta forma edificar a democracia.

Outro sentimento comum é a urgência. A necessidade vital que sentimos em fazer algo. Abandonar o marasmo e tentar salvar o país do naufrágio. Começar a escritura de um outro diário de bordo. Um que nos transmita esperança e nos devolva o futuro. Mas que não nos limite à navegação à vista. Porque sabemos que conseguimos navegar em alto mar.

Assim é maré alta. Um local para encetar discussões e trocar impressões. Mas acima de tudo, uma ferramenta para inspirar. No início desta viagem interessa clarificar que temos a noção que não mudaremos o mundo. Serão precisas muitas mais vozes e mãos para que tal aconteça. Mas se chegarmos a meia dúzia de pessoas, já valeu a pena. Tentaremos fazer a nossa parte para criar o sobressalto cívico que julgamos necessário. Alimentar uma onda de fundo na sociedade portuguesa, que vise optar por uma alternativa real. Para que tudo mude, efectivamente.

Maré alta - inspira-te...

Montijo, 1 de Setembro de 2015