Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MARÉ ALTA

porque a liberdade está a passar por aqui

Crescer vs Evoluir

A sociedade actual e o seu modelo económico baseia-se no crescimento. E quem poderá declarar-se contra o crescimento? Em boa verdade vemos o mesmo como algo natural. Tudo cresce… Mas só até um certo ponto. O crescimento desmesurado e perpétuo é suicidário. Conduz a comunidade por um caminho sem retorno.

 

Necessitamos de colocar um travão. O mundo é apenas um e seus recursos são finitos. Invés de continuarmos concentrados em crescer ainda mais, deveríamos estar preocupados na evolução e desenvolvimento tecnológico, capacitando assim a humanidade de alternativas viáveis aos recursos limitados.

 

Evoluir implica desenvolver capacidades essenciais para a comunidade prosperar, em salutar união com o meio que a rodeia. O desenvolvimento sustentável é a única forma possível para que a humanidade possa continuar a existir, tal como a conhecemos e desejamos. O progresso terá de conciliar o crescimento e a evolução tecnológica e social, nas proporções correctas.

 

A denominada sociedade ocidental já me parece bem crescidinha. Resta agora perceber em como a tornar mais justa não desistindo dos actuais padrões de qualidade de vida. Em como alcançar alternativas que permitam reduzir a pressão sobre os recursos naturais. E durante esse percurso, perceber como se pode auxiliar os países sub-desenvolvidos ou em vias de desenvolvimento, a encontrarem esse mesmo caminho.

 

Só uma visão geral e progressista pode ajudar a construir um futuro que será possível habitar. Em profundo respeito e harmonia com a natureza. Protegendo assim a civilização e salvaguardando-a da extinção.

 

Montijo, 8 de Novembro de 2015